Corpo de Frutificação Vs. Micélio: Revelando o Mundo Oculto dos Fungos

Quando falamos de cogumelos em geral, estamos, na maioria das vezes, nos referindo á estrutura visível conhecida como corpo de frutificação dos fungos. No entanto, essa estrutura não oferece uma imagem completa do fascinante mundo dos fungos. Eles possuem um segredo bem guardado sob a terra, conhecido como micélio. Está estrutura é uma vasta rede celular ecológica que se estende por praticamente todos os cantos do nosso planeta, embora permaneça invisível aos nossos olhos.

 

MICÉLIO: A REDE SUBTERRÂNEA MISTERIOSA

O micélio é o corpo subterrâneo dos fungos, composto por uma intricada rede de filamentos finos que permeia o solo. Desempenhando um papel fundamental na absorção de nutrientes e na reciclagem de matéria orgânica, tornando-se um verdadeiro motor por trás da vida dos fungos.

 

CORPO DE FRUTIFICAÇÃO: OS COGUMELOS VISÍVEIS

O que normalmente identificamos como “cogumelos” são, na verdade, os corpos de frutificação dos fungos. Essas estruturas acima do solo são apenas a parte visível do iceberg no mundo dos fungos. Os cogumelos são responsáveis pela reprodução dos fungos, produzindo esporos essenciais para a disseminação e sobrevivência da espécie.

 

POR QUE ESSA DISTINÇÃO É TÃO CRUCIAL?

Estudos científicos demonstraram que a maioria dos compostos bioativos benéficos é encontrada em concentrações mais elevadas nos corpos de frutificação em comparação com o micélio. Frequentemente, quando cultivados em laboratório, o micélio não pode ser separado do substrato de grãos em que cresce. Quando o micélio é utilizado em processos de extração, uma grande parte dos compostos extraídos provém do substrato de grãos e não é bioativa. Portanto, é de suma importância conhecer a composição do seu suplemento de cogumelo para aproveitar ao máximo seus benefícios.

Carrinho de compras
Abrir bate-papo
Oi, podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?